Café-da-manhã e bolos


  • Bolo de chocolate vegano
Ingredientes:
• 2 xícaras de farinha de trigo;
1 xícara de açúcar;
 1 xícara de água;
1/4 xícara de óleo, azeite ou óleo de côco;
4 colheres de cacau em pó;
1 colher de fermento.
  
Ligue o forno no médio. Numa bacia, misture os ingredientes secos e depois o óleo, aos poucos a água (se quiser adicione avelãs, castanhas, uvas passas ou nozes moídas), por último, 1 colher de fermento. A consistência da massa deve estar cremosa de quando você virar a bacia, a massa acompanha o movimento, ou seja, massa nem muito consistente nem líquida demais (senão sola o bolo). Se estiver pesada pode adicionar mais água, bem aos poucos. Asse até sentir cheirinho de coisa boa!

Cobertura:
1 xícara de açúcar
1 xícara de extrato de soja
1 xícara de água
2 colheres de cacau em pó
opcionais: 2 gotinhas de essência de baunilha, 1 colher de margarina vegana.
  
Bata os ingredientes no liquidificador por 2 minutinhos, vai virar leite condensado. Leve ao fogo baixo mexendo sem parar até ficar cremoso.

 

  • Cookies integrais
Ingredientes:
4 xícaras de farinha de trigo integral
2 xícaras de açúcar mascavo
1/2 xícara de óleo vegetal
1 colherinha de sal
1/2 xícara de água
1 colher de fermento químico
Opcionais: chocolate picado, coco ralado, uvas passas, aveia, castanha de caju etc.
  
Misture todos os ingredientes. Leve a massa para gelar antes de assar, já em formato de rolo. Depois de congelada, corte em fatias de 1 cm. Tempo no forno: 10 min ou menos, assim que dourar a parte de baixo do biscoito. Mesmo que ainda esteja mole, pode retirar do forno se estiver dourado embaixo, pois o biscoitinho fica duro assim que esfria. Delícia!





  • Cupcakes veganos de laranja
Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo
meia xícara de açúcar
1/4 xícara de óleo
raspas de 2 laranjas
meia xícara de suco de laranja levemente morno
1 colher de fermento para bolo
  
Misture a farinha de trigo, açúcar, óleo, raspas de laranja. Adicione o suco de laranja morninho aos poucos, a consistência da massa deve ser cremosa. Acenda o forno no mínimo. Ajeite as forminhas para cupcakes. Misture o fermento à massa, despeje-a delicadamente nas forminhas (encha até meio centímetro abaixo da altura da forminha) e leve ao forno, sempre na prateleira mais alta para não queimar, até sentir um cheirinho bom, aproximadamente 15 minutos, dependendo do forno. Rende 8 cupcakes. Você pode usar outras frutas, como na foto: cupcakes de framboesa e chocolate.

Cobertura:
meia xícara de açúcar
1/4 de xícara de leite de soja ou outro leite vegetal, ou água
  
Leve ao fogo numa panelinha e deixe ferver por 1 minuto ou 2. Cubra delicadamente os cupcakes e enfeite jogando raspas de laranja ou açúcar de confeiteiro (açúcar refinado batido no liquidificador) por cima, imediatamente após cobrir com glacê.




  • Leite vegano sem lactose
Ingredientes:
um copo de água;
um punhadinho de grãos a gosto: castanhas do-pará ou de caju, amendoim, gergelim, nozes, avelãs...

Bata bem no liquidificador, coe e adoce apenas se quiser. Dica para coar o leite: saquinho para lavar roupas delicadas em máquina de lavar, compre um apenas para essa finalidade. Ou então meio metro de voal.   Sirva gelado ou quente, puro, com café ou chá, ou ainda batido com frutas: morangos, banana, pera, mamão... Importante: não ferva o leite vegetal, ele coagula. Vantagens: não causa reações alérgicas, é um leite encorpado, cremoso, riquíssimo em vitaminas e você pode ter um leite fresquinho a qualquer hora! (na foto acompanhando um delicioso bolinho de banana e canela)



  • Pão-sem-queijo da Vanessa Vegan
Ingredientes:
3 batatas em purê (morna mistura mais fácil);
a mesma quantidade de polvilho azedo;
1/4 copo de óleo ou azeite;
1/4 copo de água morna;
1 colher de sal.

Misturar tudo e fazer pequenas bolinhas. Dispor as bolinhas na fôrma de modo a não grudarem umas nas outras. Assar em forno médio por aproximadamente 10 minutos; não precisa untar a fôrma. Delícia!




  • Pão de fôrma vegano
Ingredientes:
500g. de farinha de trigo
1 colher de fermento biológico para pão
1 colher pequena de sal
2 colheres de açúcar
1/4 xícara de óleo
250ml. de água morna (mais para fria)
  
Misture o fermento à farinha, juntamente com o sal e o açúcar. Adicione óleo e água, a massa deve ficar pegajosa. Sove um pouco, caso fique difícil por estar grudenta, passe óleo nas mãos. Você pode adicionar sementes de linhaça, gergelim, aveia ou outras. Unte com óleo 2 assadeiras para pão de fôrma, divida a massa em 2 e coloque nas fôrmas. Espere crescer, aproximadamente 1 ou 2 horas, dependendo do clima. Depois é só assar em forno médio por 20 minutos, até sentir cheirinho de pão. Para saber se está no ponto, dê uma batidinha no fundo da fôrma, se ouvir um som oco, é porque está bom, pode retirar do forno. Bom apetite!




  • Pão vegano
Ingredientes:
800 gramas de farinha de trigo, pode ser metade integral e metade refinada
1 sache de fermento biológico tipo Fermix
1 colher de sal, 1 colher de açúcar
1 fio de óleo
água morna

Misture o fermento Fermix a farinha de trigo, sal e açúcar. Adicione o fio de óleo e aos poucos a água morna, atá dar ponto de uma massa moldável. A massa tem de ficar boa de se trabalhar. Não precisa sovar muito. Agora use sua criatividade, você pode rechear, adicionar grãos diversos como aveia, linhaça, etc. Na foto: fiz enroladinho de mortadela vegana e esfirra de espinafre. Ah! Antes de assar, deixe descansando em local fechado e sem passagem de ar por 1/2 hora, a massa tem de crescer antes de ir ao forno.



Receitas elaboradas por Laura Kim e amigos. 
Fotos desta página: Laura Kim.