Donald Watson - Vegan Society



HERÓI DOS ANIMAIS: DONALD WATSON

O jovem Donald Watson, amante da natureza, do campo e da vida ao ar livre, após entrar em contato com a extrema brutalidade das fazendas na comunidade industrial e agrícola em que cresceu, em Yorkshire, Inglaterra, teve sua visão alterada, passando do idílico para "uma fileira de animais no corredor da morte".

Isso o levou a questionar o lugar do homem na natureza e sua relação com outras espécies, tornando-se vegetariano aos 14 anos.


FORMAÇÃO DA VEGAN SOCIETY

Em novembro de 1944, aos 34 anos, Donald Watson convocou uma reunião com outros cinco vegetarianos não lácteos, para discutir estilos de vida estritamente vegetarianos.

O grupo sentiu que era necessária uma nova palavra para descrevê-los; algo mais conciso do que "vegetarianos não lácteos". Então estabeleceram 'vegan', uma palavra que Donald Watson descreveu mais tarde como contendo as três primeiras e as duas últimas letras de 'vegetarian', sendo o começo de vegetariano, no final levando a uma conclusão lógica.

Embora a dieta vegana tenha sido definida prontamente, até 1949 a sociedade não tinha uma definição de veganismo. Foi sugerido "o princípio da emancipação dos animais da exploração pelo homem", mais tarde alterado para "busca do fim do uso de animais pelo homem para alimentação, mercadoria, trabalho, caça, vivissecção e por todos os outros usos envolvendo a exploração da vida animal pelo homem".

Donald e o grupo lançaram a primeira edição do boletim trimestral da Sociedade, The Vegan News, no mesmo ano. Ele executou a publicação sozinho por dois anos, escrevendo o boletim informativo e respondendo ao crescente volume de correspondência.


Donald Watson


Podemos ver claramente que a nossa civilização atual é construída sobre a exploração dos animais,

assim como as civilizações passadas foram construídas sobre a exploração dos escravos,

e acreditamos que o destino espiritual do homem é tal que com o tempo ele verá com repulsa a idéia de que os homens se alimentaram com os produtos dos corpos de animais.
- Donald Watson




A VEGAN SOCIETY HOJE

Nos seus mais de setenta anos de existência, o movimento se alastrou pelo Planeta, com a popularização da palavra 'vegan', aparecendo com freqüência crescente em rótulos de produtos alimentícios, cosméticos e menus de restaurantes, além de levar multidões de pessoas conscientizadas em todos os países do mundo a aderir a esse estilo de vida.




DEFINIÇÃO DE VEGANISMO 

Uma filosofia e modo de vida que procura excluir - na medida do possível e praticável - todas as formas de exploração e crueldade de animais para alimentação, roupas ou qualquer outro propósito;

e, por extensão, promove o desenvolvimento e o uso de alternativas sem animais em benefício dos seres humanos, dos animais e do meio ambiente.

Em termos alimentares, denota a prática de dispensar todos os produtos derivados total ou parcialmente de animais.
- Vegan Society



LEGADO DE DONALD WATSON

Donald Watson trabalhou como professor de marcenaria, guia de caminhada nas montanhas e também com horticultura orgânica.

Ele nunca quis reconhecimento pelo seu trabalho inicial na fundação da Vegan Society. Apenas estava preocupado em mostrar aos muitos opositores que disseram que não se poderia sobreviver na dieta proposta, provando que não somente sobreviveria, mas viveria muito bem e livre da necessidade de intervenções médicas até os últimos dias.

Permaneceu lúcido até o último dia, falecendo de causas naturais em sua casa, aos 95 anos de idade.


Donald Watson (02/09/1910 - 16/11/2005)



Fonte:
  • The Vegan Society


http://www.lauravegan.com/

Texto: Laura Kim