Proteínas






NUTRIENTES ESSENCIAIS: PROTEÍNAS




O grande mito... Várias autoridades em nutrição, incluindo a American Dietetic Association, determinaram que não é mais necessário fazer um esforço intencional de combinar os alimentos para conseguir a composição ideial em aminoácidos para a alimentação ser balanceada em termos protéicos.

Uma dieta contendo uma variedade de grãos, legumes e vegetais fornece proteína o bastante para alimentação equilibrada sem a superdosagem a que a maioria dos que comem carne estão expostos. A quantidade de ingestão de proteina dia é baseada no peso corpóreo, sendo 0,8 g por kg de peso o recomendado pela OMS.

Comida vegetariana não é "substituir a carne pela soja", ou seja, macarrão com molho “bolonhesa” de proteína de soja , panquecas, bolinhos, quibes, escondidinhos, também com proteína de soja ....são opções que continuam mantendo o mito de que veganos e vegetarianos colocam a soja como principal item da sua alimentação. Vamos ser criativos e variar, variar, variar...



PROTEÍNAS POR ALIMENTO

Alimentos ricos em proteínas:


  • quinoa: contém os 10 aminoácidos essenciais e é ecologicamente viável. 
  • amaranto: declarado “o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano”, em 1979, pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, por suas proteínas e seus aminoácidos essenciais
  • soja e derivados: composta pelos 10 aminoácidos essenciais. 
  • shitake: é um dos alimentos mais exóticos e saborosos. Possui 8 aminoácidos essenciais numa proporção considerada ideal para a nutrição humana.
  • algas: contêm cálcio e fósforo e são excelentes fontes de magnésio, ferro, iodo e sódio. Possuem vitaminas A, B e C assim como proteínas e carboidratos facilmente assimiláveis (frutose). Em alguns casos, seu teor de vitaminas é comparável aos das fontes vegetais terrestres mais ricas. 
  • além disso, a famosa combinação entre cereais e leguminosas diariamente ainda é bem vinda, uma vez que, devido aos hábitos de vida modernos, nem todos os dias as pessoas variam a alimentação como é requerido.




Texto: Nutricionista Monica Vitorino, Belo Horizonte, MG




PROTEÍNA NA DIETA VEGANA

No vídeo a seguir, o Dr. Eric Slywitch explica como fazer, em qualidade e quantidade, a substituição da proteína animal na dieta vegana: